(51) 3347-7676

Contato - falecom@tropicalimport.com.br
Vendas - vendas@tropicalimport.com.br

Kinguios: conheça antes de montar um aquário

Kinguios para Iniciantes: o que você precisa saber antes de montar um aquário de kinguios

Kinguios (Carassius auratus) estão entre os peixes mais apaixonantes da aquariofilia, não só por sua beleza e longevidade, mas pela interação com o aquariofilista, podem comer em nossa mão literalmente. Contudo pode ser considerado um dos peixes mais injustiçados do hobby, em muitos casos são mantidos sem os cuidados necessários para que possam viver de forma plena no aquário.

Arte de Kinguios (Carassius auratus)

 

Neste artigo iremos abordar de forma simples suas principais necessidades. Vamos entender melhor os principais pontos e planejar de forma positiva nosso aquário de kinguios.

Maturação do Aquário (Ciclagem)

Infelizmente é muito comum mesmo nos dias de hoje a venda de aquários e peixes ao mesmo tempo, o cliente escolhe o aquário, decoração e seus kinguios prediletos. Por desinformação esse procedimento acaba ocorrendo, em pouco tempo os peixes morrem levando a frustração do potencial novo aquarista. Isso acontece porque nossos sistemas são mantidos por bactérias nitrificantes. Dentro do aquário, ocorre um processo de desintoxicação natural através de bactérias nitrificantes, essas bactérias irão eliminar compostos nocivos aos nossos kinguios, contudo tal equilíbrio biológico precisa de tempo, que será em media de 25 a 30 dias.

 

Maturação do Aquário (Ciclagem) dos kinguios

Inicialmente iremos montar o aquário, colocaremos a decoração e a filtragem. É muito importante condicionar a água do aquário com algum excelente condicionador. Usaremos nesse caso o OceanGuard dos mais completos condicionadores do mercado, que irá eliminar cloro, cloramina e metais pesados. Para ajudar no processo de ciclagem utilizaremos o Ocean Blend em conjunto com o Over Nite respeitando um intervalo de 48h entre um e outro, ambos são excelentes aceleradores biológicos que contem bactérias nitrificantes que ajudam de forma sensível a maturação biológica do aquário.

Tamanho do Aquário

O tamanho do aquário em muitos casos é o que determina o sucesso ou fracasso em manter esses incríveis peixes. Normalmente são vendidos com poucos meses de vida, peixinhos pequenos e coloridos, sem duvida encantam até o olhar mais distraído, kinguios conseguem nos apaixonar realmente, contudo aqueles pequeninos e coloridos peixes podem chegar a proporções consideráveis, por esse motivo é muito importante o planejamento de seu lar, Kinguios podem viver em média 20 anos se receberem os cuidados necessários.

Tamanho do Aquário para kinguios

 

O tamanho do aquário é fundamental para que nossos peixes possam crescer de forma plena, no caso das chamadas variedades exóticas (Cabeça de leão, Ranchu, Oranda, Telescópio, pérolas, Celestial, Ryukin e etc…) basicamente devemos usar a proporção de 76 litros para o primeiro peixe, e 38 litros por cada kinguio adicional no aquário.

No caso das chamadas variedades comuns (Cometa, Hibuna, Shubunkin) devemos usar a proporção de 120 litros para o primeiro peixe, e 60 litros por cada kinguio adicional no aquário.
É importante não misturar variedades exóticas com as chamadas variedades comuns. Variedades comuns são muito mais ágeis no momento da alimentação não dando chance as variedades exóticas que são muito mais lentas, além de apresentarem em muitos casos certa agressividade em relação a variedades exóticas.

Filtragem

A filtragem para nossos kinguios deve ser muito bem dimensionada, são peixes que produzem uma quantidade grande de dejetos. Basicamente uma filtragem de 10 vezes por hora em relação a litragem do aquário passando pelos filtros será ideal, como exemplo um aquário de 150 litros deverá tem em media 1500 litros hora em média de capacidade de filtragem. Filtragem nunca é demais em relação aos kinguios. Podemos usar um ou mais filtros para conseguir esse feito, sendo muito importante trocas parciais de água para ajudar a exportar compostos nitrogenados como o nitrato por exemplo.

 

filtragem para kinguios

Um aquário com excelente filtragem irá contribuir para a saúde plena do kinguio, assim como prevenir o aparecimento de patógenos oportunistas resultado do acumulo da matéria orgânica. Devemos ter uma excelente quantidade de mídias biológicas em nosso sistema de filtragem, sendo uma importante ferramenta para colonização de nossas bactérias nitrificantes. Nossos filtros preferencialmente devem possuir filtragem biológica, química e mecânica.

Mídias de vidro sintetizado são comprovadamente uma das melhores opções para nossos filtros por possuírem grande área de fixação biológica. Utilizaremos a Bio Glass Ring, mídia biológica de alta porosidade que ajudara de forma sensível nossa filtragem biológica. Como filtragem química utilizaremos o Zeocarbon que possui um mistura de carvão ativado e zeólita, dessa forma teremos um excelente filtragem química e um adicional em segurança caso ocorram picos de amônia, a zeólita é um mineral com atração a amônia. A filtragem mecânica ficara a cargo de esponjas ou lã acrílica que normalmente acompanham os filtros destinados a nossos sistemas.

Alimentação

O Kinguio possui o trato digestivo muito particular, nosso peixinho não possui estômago funcional, por esse motivo exige uma dieta especial com rações de grande qualidade. O resultado é que o alimento é mais rapidamente processado pelo seu sistema, exatamente por não conseguir armazenar certa quantidade de alimentos. O trato digestivo de um kinguio é bastante longo, sendo normalmente o dobro do comprimento de seu corpo.

Alimentação para kinguios

 

Nesse caso o kinguio acaba produzindo uma quantidade de dejetos superior em relação a peixes com estômago. Quando alimentados com rações inadequadas irão acumular gordura em seu organismo, em pouco tempo poderão flutuar contraindo a síndrome da bexiga natatória. Infelizmente em muitos casos com efeitos irreversíveis. Rações balanceadas para kinguios possuem baixos índices de gordura e adicionais vitamínicos vitais como Alfa tocoferol, e acido ascórbico, em alguns casos probióticos naturais. Uma ótima opção como base da alimentação de nossos kinguios é a Super Goldfish Mini Sticks  da Tropical. Alimento cuidadosamente balanceado que além de outros ingredientes importantes possui Alfa tocoferol e acido ascórbico em sua composição.

Confira o artigo: erros e acertos na alimentação dos peixes ornamentais

Podem ser oferecidos flocos e granulados tendo o cuidado de condicionar a ração antes de ser usada na alimentação. No caso dos flocos é muito importante que a porção a ser ministrada seja deixada de molho em recipiente com água por aproximadamente 2 minutos, esse procedimento simples permite que a ração “expanda” fora do peixe (a ração ao ser hidratada se torna 3 vezes maior) evitando que algumas variedades mais sensíveis de kinguios (ovais) tenham problemas digestivos. Com granulados deixamos de molho por mais tempo, cerca de 5 minutos para que o ar contido nos grãos saia.

Temperatura e química da Água

Kinguios são peixes muito adaptáveis preferindo temperaturas subtropicais, contudo uma faixa entre 22 a 28 graus será ideal para variedades exóticas, e 15 a 28 graus para variedades comuns. Em temperaturas acima de 29 graus os vasos sanguíneos do kinguio irão dilatar trazendo grande sofrimento ao peixe. O pH ideal estará na faixa de 6.5 a 8.0 e a dureza média (GH).

Parâmetros do aquário para kinguios

 

Dependendo da região normalmente ocorrem grandes diferenças de pH, nesse caso devemos utilizar tamponadores específicos de pH para que os parâmetros fiquem ideais, A Ocean Tech possui ótimas opções, usaremos os excelentes pH Down se a ideia for diminuir o pH, ou o pH Up se a ideia for subir o pH. É muito importante que a escala fique entre 6.5 a 8.0.

CompanheirosCompanheiros para o aquário de kinguios

Idealmente kinguios devem ser mantidos com Kinguios. Exigem dieta especifica, sendo indefeso em relação a outras espécies, as agressões em suas belas caldas ou stress provocado por intensa perseguição no aquário irão abrir portas para doenças oportunistas. Devemos evitar manter kinguios com peixes tropicais, existem muitas variedades de kinguios nas mais belas e variadas formas.

Plantas e decoração

Plantas e decoração no aquário de kinguios

Aquário de Solange Nalenvajko (Xica), créditos André Albuquerque

Difícil descrever a exuberância que plantas naturais trazem a nossos aquários, infelizmente kinguios são onívoros com tendência herbívora, irão consumir praticamente todas as espécies de plantas aquáticas ou flutuantes. Existem alguns raros casos de sucesso, contudo na maioria das vezes as plantas serão prontamente consumidas. Alguns gêneros de plantas mais resistentes como Anubias e Microsorum costumam dar bons resultados, além de complemento alimentar vegetal que poderá ser feito utilizando a Super Spirulina Forte em flocos ou granulado, ambas com excelente aceitação por parte dos kinguios. Os benefícios serão muito positivos, a spirulina é reconhecida como um dos mais completos suplementos alimentares para peixes da atualidade.

Plantas e decoração no aquário de kinguios

Além disso, plantas artificiais podem ser uma alternativa, existem atualmente plantas bem realistas que podem agradar o seu gosto. Opte por plantas macias para que não desfiem a calda delicada dos kinguios. Pedras idealmente arredondadas, troncos sem pontas, devemos evitar que acidentalmente nossos kinguios se machuquem. Acreditem amigos, esses animais não são só indefesos em relação a outros peixes, mas também em relação á decoração, é fundamental que façamos um ambiente seguro.

Substrato

Ao contrario do que se possa imaginar, kinguios idealmente preferem a alimentação bentônica, ou seja, preferem se alimentar no fundo aquário. Ao revirar o substrato irão inclusive complementar sua dieta consumindo pequenos seres que vivem de forma bentônica. Em outras palavras, abocanhar o substrato a procura de alimento é um comportamento natural. Por esse motivo é fundamental a escolha do substrato ideal para evitar problemas.

substrato para o aquário de kinguios

Substratos com formato de placas (ex: basalto) podem machucar seriamente nossos peixes, granulometrias maiores irão acumular uma quantidade muito grande de matéria orgânica, sendo comuns nesses casos picos de compostos perigosos como nitrito e amônia. Além disso existe a possibilidade perigosa de kinguios ficarem entalados com o substrato. O substrato ideal deve ter granulometria entre 1 a 2 mm, usaremos o substrato Snow White da Ocean Tech que além de muito bonito nos ajudará a manter o pH estável em 7.5, esse substrato é totalmente inofensivo para os nossos peixes, dessa forma nossos kinguios poderão de forma tranquila buscar seu alimento secundário no substrato.

Conclusão

O kinguio pode ser a escolha perfeita para aqueles que desejam um peixe belo, dócil, e de vida longa. É um dos mais populares peixes ornamentais do mundo, sua diversidade de cores e formas conquistando cada vez mais admiradores em todo o mundo. Montar um aquário com planejamento e principalmente visando o bem estar dessa magnifica criatura é nosso objetivo primário, afinal a Aquariofilia é sinônimo de responsabilidade.

Autor: Denis Cetera é um apaixonado pelo o aquarismo e colaborador da Tropical Import!



Nossas Marcas

Ocean Tech
Sanrise
Seachem
Tropical