(51) 3347-7676

Contato - falecom@tropicalimport.com.br
Vendas - vendas@tropicalimport.com.br

Erros e acertos na alimentação dos peixes ornamentais

É necessário conhecer não apenas os acertos na alimentação, mas também erros na alimentação dos peixes ornamentais.

Atualmente, com a crescente disponibilidade de informações em blogs, sites de fabricantes e eventos de aquarismo, uma das maiores preocupações dos aquaristas tem sido o fornecimento de alimentos de boa qualidade aos seus peixes ornamentais, pois uma alimentação eficiente em quantidade e disponibilidade de nutrientes resulta, entre diversos fatores, uma boa saúde e resposta imunológica dos animais a exposição a agentes patogênicos e fatores de stress que ocasionalmente aparecem em aquários de diversos tipos. Diante de tal grau de importância faz-se necessário conhecer não apenas os acertos na alimentação, mas também os erros que podem ocorrer quando nos dispusemos a manter os animais em cativeiro.

Dicas para a alimentação dos peixes ornamentais

Problemas e doenças causados por alimentação deficiente e de má qualidade.

Nutrição pobre pode acarretar em má formação óssea, emagrecimento, cores pálidas, imunodeficiência, comportamento apático, liberação de matéria orgânica em excesso, amônia, nitrito e prejuízo à qualidade da água.

Cuidado, alguns itens são importantes:

• O uso de rações de má qualidade contendo em sua matéria prima partes de animais de sangue quente (fonte de proteínas que os peixes têm dificuldade de aproveitar);

Rações embaladas manualmente

Rações embaladas manualmente não é recomendado!

• Rações embaladas manualmente a partir de potes ou sacos adquiridos à granel (geralmente comercializados em pequenos sacos plásticos transparentes sem fechamento hermético) podem causar envenenamento por deterioração;

Alimentos vivos coletados podem levar parasitoses diversas para o aquário, infecções bacterianas e/ou Micobacteriose dos peixes (Tuberculose dos peixes, doença de difícil tratamento e erradicação) geralmente presente em larvas de mosquitos, portanto prefira os cultivados em cativeiro e de procedência conhecida.

Gammarus

Gammarus é um alimento com Gammarus pulex, indicado para répteis e peixes de porte grande.

A Tropical disponibiliza entre suas rações a linha Natural que oferece as opções de Dáfnias e Artêmias liofilizados que podem ser consumidos com segurança.

Alimentos vivos para peixes ornamentais

Qualidade da ração x parâmetros da água

Rações devidamente balanceadas em nutrientes e de alta digestibilidade (maior aproveitamento dos nutrientes) resultam em menor quantidade de matéria orgânica liberada sob a forma de fezes e amônia, pois sua maior porcentagem de massa será convertida em nutrientes aproveitáveis pelo organismo tais como proteínas estruturais e funcionais.

Qualidade da ração x parâmetros da água

(Via Vis Aquarium)

Por outro lado, rações de baixa digestibilidade geram maior quantidade de fezes, entenda-se como fator que reduz a digestibilidade a aplicação de matérias primas que visam apenas a palatabilidade (atração por sabor) ou apenas adicionar percentual de proteína aos níveis de garantia do rótulo, mas que não são quebradas em aminoácidos aproveitados para construção e funcionamento do organismo do peixe e consequentemente são liberados na coluna d’água.

Variedade de alimento

Não é raro o aquarista que compra um tipo de ração e utiliza somente esta ração durante longos períodos, mesmo que seja de ótima qualidade, deve-se lembrar que variação na dieta dos peixes é importante para prevenir desequilíbrios nutricionais, especialmente quando se tem várias espécies como por exemplo em um aquário comunitário onde os requisitos nutricionais são variados.

Variedade na alimentação dos peixes

Na natureza os peixes procuram alimentos diversos e assim como nós necessitam de substancias não apenas de valor energético e estrutural, mas também de matéria que estimule o correto funcionamento de seus sistemas digestórios. Assim, alimentos variados fornecem opções ricas em probióticos (micro-organismos que compõem a biota ou “flora” intestinal, tais como as bactérias) e as raramente mencionadas fibras vegetais que aparecem nos rótulos das melhores rações como “matéria fibrosa”.

Variedade das rações para peixes ornamentais

A ausência ou insuficiência na quantidade destes itens resultam em problemas como mau aproveitamento de nutrientes, desequilíbrios no funcionamento intestinal e deficiência no processo de absorção de vitaminas produzidas pelas bactérias presentes no trato intestinal.

Alimentos específicos para peixes específicos

Entre os vertebrados os peixes representam o grupo de maior diversidade de formas e estratégias de alimentação e adaptações nesse sentido.

Cichlid Carnivore

Cichlid Carnivore é uma ração rica em proteínas e astaxantina para ciclídeos carnívoros.

Em algumas espécies a administração de alimentos que não levem em consideração critérios anatômicos e fisiológicos pode causar sérios problemas que variam entre desnutrição, doenças e má qualidade da água.

O kinguio é um exemplo clássico de animal erroneamente mantido em aquários comunitários juntos com peixes tropicais com dietas diferentes do mesmo. O sistema digestório do Kinguio é muito simples em relação ao de um Acará Bandeira, pois o kinguio simplesmente não possui estômago, sua dieta deverá ser específica e valorizar a quantidade de fibras vegetais possibilitando a máxima eficiência em digestão e absorção de nutrientes minimizando, mais uma vez, a liberação de dejetos.

Erros na alimentação dos peixes ornamentais

Fornecer a estes peixes alimentos de alto teor proteico, como é o ideal para jovens Acarás Bandeiras e pequenos tetras irá prejudicar em muito a qualidade da água e consequentemente a saúde do sistema. Lembrando que a celulose, encontrada nas fibras vegetais, não é fácil de digerir e assim também vale mencionar que os Acaris essencialmente herbívoros necessitam de probióticos e fibras que permitam o aproveitamento deste recurso energético.

Atenção: nem todos os cascudos (Loricarídeos) são herbívoros. Mais uma vez, a variedade na disposição de rações se faz importante, mas sem deixar de considerar as peculiaridades de cada tipo de peixe e que em alguns casos o ideal é manter um aquário mono espécie, como seria o melhor para os kinguios.

Validade e conservação dos alimentos

Imagine-se na seguinte situação: você chega na sua loja favorita e encontra um pote de ração Krill Gran de 54g por 60 reais e a mesma ração na embalagem de 135g por 100 reais, fazendo um ligeiro calculo comparativo sai mais em conta comprar o pote maior, certo? Claro que sim, mas essa ração será consumida em quanto tempo? Há peixes em quantidade suficiente para consumir esses 135g sem que haja perdas por deterioração?

Assim que o lacre de conservação do pote é removido começa-se a contagem regressiva para a validade da ração e aproveitamento de seus nutrientes, esse tempo varia conforme as condições ambientais e manuseio dessa ração. Retirar ração introduzindo os dedos no pote adiciona na embalagem micro-organismos como bactérias e fungos além de umidade que irá acelerar a decomposição.

Erros e acertos na alimentação dos peixes ornamentais

Erros e acertos na alimentação dos peixes ornamentais

A exposição dessa ração ao ar e iluminação ambiente irá apressar a oxidação de vitaminas, minerais e proteínas reduzindo sua ração Premium a uma massa que encherá estômagos, mas pouco contribuirá para a saúde dos animais, sendo assim evite comprar porções muito grandes quando não há demanda, a maioria das rações têm as embalagens opacas, mas algumas transparentes são feitas de material que atua como filtro UV como é o caso das rações da Tropical, isso ajuda a inspecionar a qualidade e monitorar o nível de ração sem que seja necessário abrir a embalagem.

Ao utilizar alimentadores automáticos, procure abastecê-los com quantidades pequenas para que no máximo durem uma semana, pois o alimentador sempre deixa aberto um espaço que permite contato constante com o ar, umidade e ainda permite a entrada de pequenos insetos e ácaros que irão contribuir para deterioração do alimento.

Variedade de rações

Créditos TheKoile youtube

Conclusão

Alimentar com qualidade não é difícil, basta atentar para a procedência da ração preferindo sempre as marcas que investem em pesquisa nutricional e fazem questão de divulgar essas informações além da divulgação de suas matérias primas. Boas marcas disponibilizam linhas especificas para crescimento, desenvolvimento de cores, estimulantes do sistema imunológico e se preocupam com a máxima digestibilidade e palatabilidade de seus produtos sem prejuízo a qualidade da água. Consulte o site da Tropical e conheça sua linha de rações e como são processadas em sua fabricação.

Por Marcos Bomfim da Silva
(Prof. de Biologia e Ciências, aquarista e consultor técnico da Tropical Import.)



Nossas Marcas

Ocean Tech
Sanrise
Seachem
Tropical