(51) 3347-7676

falecom@tropicalimport.com.br

Por que alimentar o Guppy com Spirulina?

Por que oferecer um alimento rico em Spirulina para o Guppy?

Quando falamos de nutrição para os Guppies temos que levar em consideração que sua alimentação deve ser adequada completa e harmônica para manter o peixe sadio, protegendo-o contra doenças que só aparecem quando a imunidade está fraca. O perfeito equilíbrio nutricional proporciona energia através dos alimentos, que logo é gasta para manter os processos vitais em perfeito funcionamento.

Spirulina para o Guppy

Aline Josué 3º Lugar – Best of Show Guppy Macho | 1º Lugar – Blue Grass Delta

É recomendável que as espécies onívoras, como o guppie, tenham uma alimentação verde pelo menos uma vez por semana. A deficiência de matéria vegetal em sua dieta é prejudicial a sua saúde ( Botelho, 1980). No setor das atividades comerciais, a Spirulina é uma das microalgas mais cultivadas, é a fonte de nutrição natural mais concentrada de proteínas e vitaminas altamente assimiláveis para a maioria dos animais.

Basicamente “A composição da Spirulina comercial em pó é de 60% de proteína, 20% de carboidratos, 5% de gorduras, 7% de minerais e 3-6% de umidade; com baixo teor de gordura baixa caloria e sem colesterol, possui também aminoácidos com concentrações de Metionina e Triptófano. Ela que é facilmente digerível devido à ausência de celulose nas suas paredes celulares e após 18h> 85% da sua proteína é digerida e assimilada.” (Dernekbasi2010)

O estudo científico de Dernekbasi (2010) diz que o uso de Spirulina em até 40% na dieta do guppy proporcionou melhor crescimento em comparação com os outros alimentos comerciais. Por ter um teor de proteína de alta qualidade (59-65%), que é mais do que outras fontes de plantas comumente usadas, como soja seca (35%), amendoim (25%) ou grãos (8-10%).

Para se ter guppies grandes sadios e bem coloridos só oferecendo uma amplas variedade de alimentos ofertados em pequenas porções ao longo do dia.

As rações com base em Spirulina não deve faltar em seu arsenal. Em minha criação utilizo três variedades de rações à base de spirulina: Bio-Vit, Super Spirulina Forte Flakes, e com maior frequência a Super Spirutabin que são pastilhas alto adesivas com 36% de Spirulina que particularmente recomendo muito aos amigos criadores (vídeo acima).

Para complementar, indicamos também o conteúdo: Erros e acertos na alimentação dos peixes ornamentais

Por Aline Josué – Criada no interior de Goiás, desde pequena admirou os ecossistemas aquáticos, mas só depois de casada com um parceiro também apaixonado pelo hobby, teve a iniciativa de aprender mais sobre organismos aquáticos. Em meio aos estudos se apaixonou pelo show guppy, e desde então vem se dedicando aos estudos e as praticas de manejo dessa espécie.

Referencias

1. BOTELHO Gastão da Fonseca filho. OLIVEIRA, Nilson Araújo. A vida no aquário. 6ª ed. São Paulo: Nobel, 1982.
2. BOTELHO, Gastão da Fonseca filho. ABREU, Agnolo Bergamini de ROHLOFF, Teresa Cristina. A alimentação dos peixes de aquário. 2ª ed. São Paulo: Nobel, 1980.
3. DERNEKBASI, S.; UNAL, H.; KARAYUCE I.; ARAL, O.; Effect of Dietary Supplementation of Different Rates of Spirulina (Spirulina platens is) on Growth and Feed Conversion in Guppy {Poecilia reticulata Peters, 1860). Journal of Animal and Veterinary Advances 9 (9): 1395-1399, 2010.



Nossas Marcas

Ocean Tech
Sanrise
Seachem
Tropical