(51) 3347-7676

falecom@tropicalimport.com.br

As novas rações da Linha Soft

Conheça as novas rações da Linha Soft da Tropical.

Lançada como Linha Soft no Brasil, esse conjunto de rações corresponde a proposta de oferecer um upgrade às suas rações Premium já estabelecidas no mercado adicionando novos ingredientes, texturas e formatos tornando os produtos mais atrativos e mais fáceis de usar. A rações novas são divididas de acordo com a fauna predominante de cada tipo de aquário, procurando seguir os padrões de exigências nutricionais bem como acessibilidade dos animais ao alimento, este por sua vez poderá ser escolhido pela forma, densidade e tamanho possibilitando a alimentação de animais que capturam alimento em diferentes níveis na coluna d’água.

Ração Arowana da Linha Soft para Peixes Jumbos

Ração Arowana da Linha Soft para Peixes Jumbos (Créditos Matheus Bat)

Qualidade

Todos as rações produzidas pela Tropical seguem o rigoroso padrão de qualidade exigido pelo mercado Europeu e a técnica predominante é a de Extrusão (para mistura de múltiplos ingredientes) um tratamento em alta temperatura e pressão em muito curto espaço de tempo e a Liofilização (preferencialmente usada em alimentos in natura como é o caso dos copépodes na FD Calanus e dos insetos na Reptiles Carnivore). A técnica de liofilização consiste em congelar o alimento em temperaturas de até -50º C em atmosfera de baixíssima pressão que força a saída de água, porém preservando e concentrando os nutrientes presentes no alimento bastando reidratá-lo para que o mesmo apresente condições de textura e densidade idênticas ao natural.

Tipos de grânulos

A maciez e as formas dos grãos de ração, sua densidade (propriedade que relaciona-se diretamente com a flotabilidade) e elevada estabilidade em água (capacidade de manter a forma e reter os componentes nos grãos evitando que se espalhem turvando a água) estão entre os diferenciais dessa linha:

Grânulos pequenos linha soft America

Grânulos pequenos da linha soft America

Grânulos pequenos (sinking granules – Size M/S); ideais para peixes pequenos a médios, afundam rapidamente permitindo acesso aos animais que se alimentam no substrato.

Chips (sinking chips – Size M/L): seu formato achatado permite que afundem menos rápido que os grânulos dando mais tempo para os peixes de meia água capturarem, por serem bastante macios e palatáveis rapidamente são aceitos pelos animais. Uma sugestão é liberar a ração próximo ao fluxo de circulação espalhando-a por todo aquário permitindo aos animais mais lentos e tímidos tenham sua porção no banquete.

Bastões pequenos linha soft America

Bastões pequenos linha soft America

Bastões pequenos (sinking sticks – Size S): Afundam rapidamente, seu formato fino chama a atenção especialmente de pequenos peixes como tetras e donzelas que predam invertebrados no ambiente natural.

Bastões médios e grandes (floating sticks – Size L/XXL): Adequados para peixes médios a grandes jumbos, estes bastões flutuam e apresentam elevada maciez tornando-os semelhantes a pequenas esponjas muito atrativas pelo odor e sabor.

Alimentos liofilizados FD (Freeze-Drying) Calanus finmarchicus (para peixes e invertebrados aquáticos), larvas de insetos e vegetais (para répteis). Conservam aparência, palatabilidade e digestibilidade semelhantes às dos alimentos in natura com elevada conservação das características nutricionais.

Categorias

A Linha Soft é dividida em categorias por cada tipo de fauna, dieta e origem:

Soft Line Africa Carnivore

Soft Line Africa Carnivore

Africa Carnivore: Para Ciclídeos dos grandes lagos Africanos com hábitos predatórios e onívoros, especialmente rica em proteínas, antioxidantes e óleos essenciais que estimulam o sistema imunológico.

Soft Line Africa Herbivore

Soft Line Africa Herbivore

Africa Herbivore: Para Ciclídeos herbívoros e onívoros, especialmente rica em fibras vegetais e algas, facilita o funcionamento do aparelho digestório prevenindo doenças, sua composição valoriza o incremento de carotenoides diversos atuando como corantes naturais e antioxidantes, contem L-Carnitina, uma proteína que atua na dinâmica da queima de gordura evitando seu acúmulo no sangue.

America: Com diversidade de formas e tamanhos desenvolvida principalmente para uma variedade de peixes americanos, em especial os tropicais da América do Sul, é fonte de carotenoides como Licopeno e Astaxantina e enriquecida com alho. É a ração extrusada com mais proteica da família Soft Line.

Marine: A vida começou nos mares e toda sua diversidade de formas e cores exige uma ração a altura; com a composição mais diversa e rica em nutrientes da família esta ração visa promover cores exuberantes e saúde para os mais exigentes peixes marinhos sendo uma ótima opção para donzelas, tangs, dottybacks e gobies. Nos testes em diversos aquários a aceitação da ração impressiona na competição pelos grãos.

Soft line Arowana

Soft line Arowana tamanho grande

Arowana (Size XXL): Desenvolvida para nutrição de Aruanãs adultos e outros Jumbos de maior porte, possui excepcional palatabilidade para conquistar os peixes mais relutantes e excelente balanço nutricional para peixes mais saudáveis e cores intensas. Nos testes com Aruanãs adultos a aceitação foi imediata.

Soft line Arowana médio

Soft line Arowana médio

Arowana (Size L): Com teores de gordura e proteínas ligeiramente maiores que a anterior, essa ração é ideal para Aruanãs jovens e outras espécies grandes juvenis em fase de crescimento. Atende bem as necessidades de Jumbos de porte médio e hábito de capturar os alimentos na superfície.

Fd Calanus

Fd Calanus

FD Calanus: Composta por Calanus finmarchicus, um copépode das águas frias do Atlântico norte, é o alimento mais rico em proteínas e astaxantina da Soft Line (cerca de 55%). Pode ser oferecida para animais de água doce ou salgada, inclusive invertebrados como anêmonas e corais moles (softs) e corais duros de pólipos grandes (LPS) bastando para isso hidratá-la e usar uma seringa ou aplicador, recomenda-se desligar a circulação por alguns minutos. Na alimentação regular de peixes deve ser oferecida em conjunto ou complemento com a Marine ou America (para peixes pequenos – Size S) ou outra ração habitual para garantir o melhor balanço nutricional.

Reptiles Carnivore

Reptiles Carnivore

Reptiles Carnivore: Ração específica para répteis que predam pequenos invertebrados aquáticos ou terrestres, é fonte de vitamina D, cálcio e Quitina, um carboidrato importante para o fornecimento de fibras para o aparelho digestório. É composta por ração extrusada (sticks) e invertebrados liofilizados (larvas de insetos e gafanhotos) garantindo proteína concentrada e de fácil assimilação.

Reptiles herbivore

Reptiles Herbivore: Ração composta por bastões extrusados e pedaços de vegetais liofilizados (folhas e flores) ideal para répteis herbívoros e onívoros, fornece fibras vegetais essenciais para o correto funcionamento do sistema digestório garantindo um bom ambiente microbiano intestinal, além disso é rica em nutrientes como a vitamina D e cálcio para o fortalecimento do esqueleto prevenindo a doença metabólica óssea comum em répteis herbívoros em cativeiro.

Ingredientes Especiais nas rações

Ingredientes Especiais nas rações

Ingredientes Especiais

A pesquisa por novos ingredientes e aplicação de técnicas avançadas de preparo e conservação das características nutricionais, palatáveis e aromáticas são o grande diferencial desta linha tendo como principais destaques:

Calanus (Calanus finmarchicus) e Krill (Euphausiacea); são grandes fontes de Astaxantina natural, um poderoso antioxidante e pigmento que confere cores intensas aos nossos peixes. Também são fontes de ômega 3, 6 e 9, gorduras importantes com ação anti-inflamatória e protetoras da função cardiovascular. A quitina das cascas desses crustáceos é um carboidrato que atua como fibra natural auxiliando no transporte do alimento pelo trato digestivo e promovendo ambiente ideal para microbiota intestinal (mais conhecida como flora intestinal), estudos demonstram que a quitina adicionada a ração de peixes em aquicultura também tem ação imunoestimulante prevenindo infecções bacterianas.

Pimentão vermelho: rico em vitamina C e licopeno, um carotenoide com alta capacidade antioxidante e assim como a astaxantina também contribui para a coloração vermelha dos peixes.

Larvas de Insetos: São especialmente ricos em proteínas de fácil assimilação e alta qualidade além fibras (quitina) e de micronutrientes minerais como ferro, magnésio, manganês, cobre, zinco e outros.

Alho: Contem Alicina, uma substância estimulante da digestão, facilita a absorção de nutrientes e atua como antisséptico contra bactérias patogênicas, é bastante aplicado na aquicultura ornamental.

Algas Spirulina platensis, Ascophyllum nodosum, Laminaria digitata e Chlorella vulgaris: Fontes de minerais, aminoácidos, carotenoides, especialmente clorofila que limita o desenvolvimento de bactérias indesejadas no trato digestivo evitando inflamações.

Extratos e fibras vegetais (frutas, brotos de alfafa, cereais): Com ação reguladora das fibras insolúveis na função intestinal, contêm beta-glucana, uma fibra solúvel que regula a absorção de nutrientes como açúcares evitando picos de glicemia permitindo liberação de energia por mais tempo.

Esses são apenas os ingredientes de destaque das rações Tropical Linha Soft, há muitos outros não listados, mas que já são amplamente adicionados a outras linhas de rações da empresa sempre visando oferecer o que há de melhor em balanceamento nutricional, saúde, cores e desenvolvimento dos animais.

Alguns depoimentos

“A aceitação é ótima, os bichos catam mesmo, peixes, e os corais colocam os tentáculos para captar.” – Por Fabricia de Carvalho

 

“A ração para tangs é muito palatável, parece um gel, os peixes pegaram com muita facilidade, até o Grama que é mais exigente comeu bastante. O pellet  é do tamanho ideal para bainus, apesar da ausência de cores vibrantes, a aceitação foi imediata.” – Por Pierre Barbosa

O que achou da ração? Envie o seu depoimento!

Por Marcos Bomfim da Silva
(Prof. de Biologia e Ciências, aquarista e consultor técnico da Tropical Import.)



Nossas Marcas

Ocean Tech
Sanrise
Seachem
Tropical